quarta-feira, 23 de abril de 2008

Trechos e apetrechos

Sua simplicidade aparente é tão ilusória como a da superfície tranquila de um grande rio.
As coisas mais profundas e complexas aparecem na linguagem mais direta e simples e a compreensão geral só pode ser alcançada por aquele que for capaz de apreender todos os nexos e entrelinhas nele tratado.

Deixemos portanto de dar valor às coisas puramente convencionais mais importância do que merecem; para nos atermos ao que é verdadeiramente sério, e não raro a reflexão nos fará descobrir naquilo que parece mais disparatado, uma similitude que nos escapa ao primeiro exame.

Vede e observai, porque seguramente ainda não vistes tudo.

O acaso- A harmonia que regula as forças do universo revela combinações e fins determinados e por isso mesmo um poder inteligente.

Le Livre des Espirits (O Livro dos Espíritos) França, 18 de Abril de 1857

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa, sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade… sei lá de quê!”
Florbela Espanca

Só Tu
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida - ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias. [...]

Leitores
Os leitores extraem dos livros, consoante o seu carácter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno”

Caos necessário
É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela”

Abismo
Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”.

Nietzsche Para Além do Bem e do Mal .

Nenhum comentário: